Notícias

Universidade Petrobras

O Grupo Synthesis, através da Confidere e do Instituto Synthesis, contribui fortemente na transformação e desenvolvimento do bairro Cidade Nova, localizado no centro do Rio de Janeiro. E o grande marco desta transformação foi o Edifício Universidade Petrobras.

Através deste projeto o Instituto Synthesis iniciou sua atuação junto à comunidade, propiciando uma verdadeira mudança de vida, transformando indivíduos à margem da sociedade em cidadãos dignos, com assistência, educação e moradia de qualidade.

A Confidere partiu para um projeto totalmente inovador, com o conceito de sustentabilidade como espinha dorsal. O Edifício Universidade Petrobras é o primeiro prédio sustentável certificado com o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), concedido pelo United States Green Building Council. A arquitetura é assinada pelo escritório Ruy Resende. A categoria Core&Shell indica que as partes interna e externa do edifício são sustentáveis. O prédio possui seis fachadas compostas por grandes planos de vidro isotérmicos que barram a radiação solar. Com consultoria ambiental da Cushman & Wakefield, a construção segue normas que diminuem o impacto sobre o meio ambiente, como captação e reuso de água, concepção de paisagismo e área verde proporcionais à edificação, redução de consumo de energia, menos emissão de CO2, controle de ar condicionado individual e disponibilização de vagas especiais para veículos de baixa emissão de poluentes. O Edifício Cidade Nova abriga a Universidade Petrobras.

Destaque também para a eficiência energética do edifício, estruturada a partir do sistema de ar condicionado, que normalmente numa construção desse porte, consome de 50% a 60% do total de energia despendida. No Cidade Nova, o ar é insuflado a partir do piso elevado, o que, de acordo com os defensores dessa técnica, resulta numa distribuição mais eficaz que a dos equipamentos colocados em tetos ou janelas. O fato do prédio ter sido idealizado como uma caixa vedada propiciou a instalação de sistema interno de pressão positiva que evita a entrada de ar não tratado.

NOSSOS PRINCIPAIS CLIENTES

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Instituto Synthesis